sábado, 5 de novembro de 2011

Monetização da dívida pública italiana pelo Banco Central Europeu

BCE: compra de títulos da Itália pode parar se reforma não vier

reuters

ROMA (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) frequentemente discute a possibilidade de encerrar a compra de títulos do governo italiano se concluir que a Itália não está adotando as reformas prometidas, disse o membro do Conselho do banco Yves Mersch.
"Se observarmos que nossas intervenções são minadas por uma falta de esforços de governos nacionais, então temos que nos posicionar sobre o problema do efeito do incentivo", disse Mersch em entrevista ao jornal italiano La Stampa que será publicada no domingo.
Questionado se isso significa que o BCE pode parar de comprar títulos da Itália se o país não adotar as reformas prometidas à União Européia, Mersch, que comanda o banco central de Luxemburgo, respondeu:
"Se o BCE chegar à conclusão de que as condições que o levaram a tomar uma decisão não mais existem, o banco é livre para mudar sua decisão a qualquer momento. Nós discutimos isso o tempo todo", afirmou.
Desde que o BCE retomou seu programa de compra de títulos, há cerca de três meses, já comprou cerca de 100 bilhões de euros de títulos de governos, a maioria da própria Itália.
Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário