Crescimento dos países mais ricos desacelera em 2011
Folha Online
compartilhar:
O crescimento econômico dos países mais ricos desacelerou bruscamente entre 2010 e 2011, aponta um levantamento divulgado nesta quarta-feira pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), como efeito da crise que afeta o bloco europeu.
O produto agregado do chamado G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, progrediu somente 2,8%, ante 5,0% de crescimento registrado em 2010. O PIB total desses países cresceu somente 0,7% no trimestre final do ano passado, ante 0,9% no período de agosto a setembro.
O dado agregado, no entanto, oculta uma realidade bastante desigual entre os integrantes desse bloco. Enquanto algumas nações mostraram um crescimento robusto no ano passado, a exemplo da China (9,2%), Índia (7,3%) e Indonésia (6,5%), os EUA expandiram apenas 1,5% no mesmo período.
A União Europeia é outro exemplo forte: segundo a pesquisa dessa organização, o PIB do bloco europeu cresceu apenas 1,5%, após uma expansão de 2% em 2010.
O levantamento da OCDE também destaca a situação do Japão, único país entre os 20 mais industrializados a registrar recessão (queda de 0,7% do PIB) no ano passado, ante um incremento de 4,4% no exercício anterior.
O Brasil ocupa uma posição intermediária: se não teve o crescimento impressionante dos países asiáticos no ano passado, teve um desempenho (aumento de 2,7% do PIB) bastante similiar ao do Canadá (2,5%), da Austrália (2,2%) e da Alemanha (3%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário