segunda-feira, 4 de março de 2013

Estratégia de desenvolvimento - o caso de Coréia do Sul

Desenvolvimento da Coréia do Sul: a estratégia da imitação – Parte I

Linsu Kim foi um grande economista que escreveu bastante sobre a Coréia do Sul e a Ásia em geral. Em sua obra Da Imitação à Inovação: A Dinâmica do Aprendizado Tecnológico da Coréia, publicado pela Finep, ele explica o processo pela qual a Coréia do Sul passou de um país que imitava produtos para um país cada vez mais inovador. A imitação é um processo mais fácil para países que estão em processo de desenvolvimento por conta do baixo valor dos ativos de conhecimento existentes. Isso quer dizer que há pouco capital humano e quase não existe P&D. A imitação facilita porque o investimento é menor: como já foi gasto P&D para desenvolver o produto, só resta investir para adaptá-lo. Há que se fazer um parêntese: a imitação é diferente da cópia. Essa última é uma atividade ilegal, onde se copia inclusive a marca original e se vende por um preço mais baixo. Infelizmente é inevitável o surgimento dessa atividade em países em desenvolvimento por conta da baixa proteção aos direitos de propriedade.
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