quarta-feira, 10 de abril de 2013

Teoria do monetarismo de mercado

Sérgio Lamucci (Valor – Eu&Fim-de-Semana – 05/04/13) informa que “o termo monetarismo de mercado surgiu em setembro de 2011, ao ser cunhado pelo economista dinamarquês Lars Christensen, chefe de pesquisa para mercados emergentes do Danske Bank. A nova escola econômica, diz ele, havia surgido como uma forma de resposta à crise, e também ao que ele via como “uma falha analítica de economistas do ‘mainstream‘, comentaristas econômicos e autoridades para compreender as causas da crise”. Em contraste com o pensamento econômico tradicional, que vê como causas da Grande Recessão uma crise bancária, os monetaristas de mercado apontam a fonte dos problemas numa desordem monetária, de acordo com Christensen.
Baixe o texto-base: LARS CHRISTENSEN – Market-Monetarism-13092011
O economista também ressaltou que o monetarismo de mercado não nasceu a partir de artigos em publicações econômicas especializadas, mas sim a partir de discussões em alguns blogs. The Money Illusion, de Scott Sumner, foi o que fez – e continua a fazer – mais barulho. Começou a ser citado por blogs mais influentes, como o Marginal Revolution, de Tyler Cowen, da Universidade de George Mason, e a ter suas ideias discutidas em publicações como “The Economist” e na revista on-line “Slate“.
Entre os outros blogs de maior destaque dos monetaristas de mercado estão hoje:
  1. o Macro and Other Market Musings, de David Beckworth, da Universidade de Western Kentucky;
  2. The Market Monetarist do próprio Christensen; e
  3. o Historinhas [Só o título não é em inglês: por que?!], do economista, professor e consultor brasileiro João Marcus Marinho Nunes.                               Leia Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário