terça-feira, 2 de julho de 2013

Bolha de imóveis espanhola

FOTOS ESPANTOSAS — o triste e absurdo legado da “bolha imobiliária” espanhola: conjuntos habitacionais e condomínios novos e já totalmente abandonados. Haveria 5 milhões de habitações vazias!


Sesena
O Residencial Francisco Hernando, em Sesena, comunidade autônoma espanhola de Castilla-La Mancha: o projeto inicial previa 13.508 moradias, mas apenas 5.096 obtiveram licença e atualmente só 750 pessoas se inscreveram para obter apartamentos (Fotos: Markel Redondo)
A Espanha, depois da China — e por outras razões –, é provavelmente o país do mundo com mais habitações vazias, em grande parte abandonadas. Até recentemente, o governo admitia o número de 1 milhão delas, mas não se sabe mais ao certo, nem sequer se nesse milhão estão incluídas as quase 500 mil que foram devolvidas por famílias sem condições de continuar pagando as hipotecas, uma tragédia humana de proporções colossais.
Recente levantamento divulgado pelo jornal madrilenho El Mundo subiu os números, estimando que na Espanha há espantosos, inacreditáveis 5 milhões de moradias vazias. E quase metade destas casas ou apartamentos seriam construções “virgens”, ou seja, nunca tiveram moradores.
Mais

Nenhum comentário: