terça-feira, 11 de outubro de 2011

Grécia requer mais reformas para ganhar competividade

Grécia requer plano de reforma maior, diz diretor do FMI

agenciaestado
Em sexta-feira 7/10/2011, às 12:31
A Grécia precisa de um programa de reformas maior para tornar sua economia mais competitiva e sair da crise, afirmou hoje o diretor do departamento europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI), Antonio Borges.
"Provavelmente, quaisquer que tenham sido as expectativas, nós precisaremos de um programa maior. Esse programa seria qualitativamente diferente do que era antes", falou Borges. "O novo programa teria de complementar medidas orçamentárias para novas privatizações, para liberalizar, tornar a economia competitiva novamente".
O diretor disse que o FMI "não está nada feliz" com a forma como o programa de privatizações da Grécia está sendo implementado. "Tem havido algum interesse de países do Oriente Médio e outras regiões. Eles (os gregos) deveriam realmente aproveitar todas as oportunidades que se apresentam".
Borges também afirmou que a experiência da crise de 2008 mostrou às autoridades a importância de agir rapidamente para evitar que problemas financeiros se tornem sistêmicos. "A Grécia em si não é um problema muito grande. A preocupação é a natureza sistêmica da crise e quão rapidamente as coisas podem se espalhar. O medo já está se espalhando, a falta de confiança já é evidente".
Fonte

Nenhum comentário: