segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fim da festa das ilusões

Quadro global indica que festa acabou para o Brasil, diz BNP

Para o economista-chefe para a América Latina do BNP Paribas, “no Brasil, hoje, não adianta pisar fundo na demanda, é necessário ter um motor melhor de oferta” 

 A revisão das projeções do BNP Paribas indicam um cenário global com menos crescimento e inflação em 2013 (esse último, não no caso do Brasil). “No Brasil, esse quadro indica que a festa acabou”, afirmou Marcelo Carvalho, economista-chefe do BNP Paribas para a América Latina.

“Hoje, o mundo está mais complicado para países como o Brasil do que imaginávamos há três meses”, disse Carvalho. O cenário internacional já esteve mais favorável para o Brasil nos últimos anos, com a China crescendo muito, exportações de commodities mais caras e o desemprego impedindo um quadro de inflação. “Essa história acabou. O mundo mudou“, disse carvalho.
“A china não cresce no mesmo ritmo e o preço das commodities não sobe tanto. O Brasil usou sua capacidade ociosa e hoje tem um quadro batendo em restrições de oferta, o Brasil incentivou muito o lado da demanda e se esqueceu de trabalhar no lado da oferta”, disse Carvalho. Esse descasamento leva a pressões de inflação e uma piora nas contas externas e no câmbio.
“É como se fosse dirigir um carro velho. Você pode tentar pisar mais fundo no acelerador, o carro pode fazer mais barulho mas não vai andar muito mais rápido. Você precisa de um motor melhor. No Brasil hoje, não adianta pisar fundo na demanda, você precisa de um motor melhor de oferta”, disse. O “motor melhor do lado da oferta” significa investir em capital humano (aumentar a produtividade, através de melhorias na educação) e investir em capital físico, através de investimentos públicos e privados.
Mais

Nenhum comentário: