sábado, 15 de novembro de 2014

Podcast sobre a queda do muro de Berlim

PODCAST 145 – ANTONY MUELLER

No dia 9 de novembro foi celebrado os 25 anos da queda do muro de Berlim, símbolo máximo da guerra fria protagonizada pelos Estados Unidos e pela União Soviética. O muro foi construído em 1961 pelo governo da República Democrática Alemã para impedir que as pessoas circulassem livremente entre a Alemanha comunista, satélite do governo russo, e a República Federal Alemã, democrática e liberal.

Para conversar sobre o assunto, o Podcast do Instituto Mises Brasil entrevistou o doutor em economia e professor Antony Mueller, nascido na Alemanha e um dos maiores estudiosos da teoria da Escola Austríaca. Mueller nos concedeu um depoimento valioso de quem morava na Baviera, no sul do país, e tinha 13 anos quando o muro foi construído. Ele contou como foi testemunhar a divisão da Alemanha e as consequências na vida das pessoas.

Mueller explicou de que maneira o comunismo implementado numa parte da Alemanha pela União Soviética com a colaboração direta dos socialistas e comunistas alemães, que no passado haviam sobrevivido ao nazismo, criou uma situação dramática não só pela violência da separação, mas pela ruptura psicológica e cultural de uma sociedade que compartilhava a história, características, hábitos, ética do trabalho, visões de mundo. A engenharia social desenvolvida na República Democrática Alemã destruiu a cultura e o passado daqueles habitantes compulsórios, que pagavam com a própria vida quando queriam fugir para o lado Ocidental ou resistir ao governo comunista.

Nenhum comentário: