sábado, 30 de setembro de 2017

Cálculo econômico

O presente artigo busca homenagear o aniversário de vida de Ludwig Von Mises, um dos maiores economistas de todos os tempos e talvez o mais ilustre autor da Esc...ola Austríaca de Economia. Mises foi brilhante em diversos temas que abordou ao longo de sua densa produção acadêmica e literária. Não raramente seus trabalhos chamaram atenção de parte da Academia, gerando repercussão entre pesquisadores e influenciando os mais importantes pensadores da Teoria Económica. Contudo, poucas contribuições tiveram tanta importância e promoveram um debate acadêmico tão rico em pautas e em consequências quanto “O Cálculo Económico Sob Socialismo” (1920), um artigo publicado ainda no início da carreira do jovem economista.
Esse artigo de Von Mises está certamente entre as mais importantes contribuições intelectuais para o desenvolvimento da Teoria Económica do século XX: além das implicações políticas e sobre a vida social que se associam naturalmente ao tema, a teoria proposta no artigo se aplica e se estende sobre diversos campos de estudo da ciência económica, em terrenos como os da microeconomia e da teoria dos preços, estudos do empreendedorismo e das organizações sociais, análise dos processos de mercado ou do impacto das questões institucionais para a compreensão dos eventos socioeconômicos. Esperamos que esse texto consiga apresentar acertadamente a teoria miseana do cálculo, e transmitir com clareza algumas dessas contribuições desenvolvimentos subsequentes que estão incorporados na teoria austríaca moderna dos processos de mercado.
http://mises.org.pt/…/o-calculo-economico-e-o-processo-soc…/
Ver mais

O presente artigo busca homenagear o aniversário de vida de Ludwig Von Mises, um dos maiores economistas de todos os tempos e talvez o mais ilustre autor da Escola Austríaca de Economia. Mises foi brilhante em diversos temas que abordou ao longo de sua densa produção acadêmica e literária. Não raram...
mises.org.pt

Nenhum comentário: