sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Israel Kirzner

Esta semana completou 90 anos um dos mais prolíficos economistas da atualidade, Israel Kirzner. Sua contribuição sobre o processo de mercado, o papel do empresário na economia e sobre metodologia da ciência econômica tem impactos profundos nessa disciplina.
Meu primeiro contato com o Professor Kirzner foi ao ler sua obra “Competição e Atividade Empresarial”. Depois o conheci numa palestra no IEE em Porto Alegre nos anos 90. Muitos anos depois tive a satisfação de ter aulas com ele nos famosos cursos de verão da Foundation for Economic Education quando ainda estava localizada na charmosa casa de Irvington-on-Hudson, NY.
Mais certeiros que meus elogios ao Professor Kirzner é a homenagem de Peter Boettke, presidente da Mont Pelerin Society, a ele. Numa tradução livre:
“Feliz aniversário de 90 anos para o professor Israel M. Kirzner (13 de fevereiro de 1930).
O maior estudioso vivo da Escola Austríaca de Economia e o mais talentoso na era contemporânea completou 90 anos ontem. Seu trabalho clássico Competition and Entrepreneurship recebeu mais de 10 mil citações. Além disso, através de seus esforços de ensino e organização na NYU, ele foi pessoalmente responsável por criar um lugar acadêmico para a próxima geração de economistas e economistas políticos trabalharem no desenvolvimento das idéias de Menger, Bohm-Bawerk, Mises e Hayek na sua sua maneira própria e única.
(...)
Tive a sorte de começar basicamente minha carreira acadêmica como professor assistente na NYU, trabalhando ao lado do professor Kirzner e do professor Mario Rizzo. Levou um ano insistindo para que eu o chamasse Israel, mas ele sempre foi o professor Kirzner para mim. Ele é professor, e simplesmente um dos mais humildes, esforçados e generosos estudiosos que alguém pode conhecer. Um estudioso especial e um homem maravilhoso. Eu nunca pude agradecer o suficiente pela oportunidade que ele me deu na NYU e pela alegria que recebi por me envolver com seu trabalho ao longo dos anos.
Em 2019, o volume final dos 10 volumes das suas Obras Completas foi publicado. Fred Sautet e eu vimos esse projeto com o Liberty Fund como um puro prazer e uma grande honra poder disponibilizar todo o corpo das publicações de Kirzner. No último volume, incluímos uma bibliografia abrangente de seus escritos que Rosolino Candela tão habilmente conseguiu desenvolver com base em esforços anteriores nossos e de outros.
(...) explore as idéias surpreendentes que esse grande estudioso tem a oferecer em metodologia de economia, economia analítica do processo de mercado, dimensões éticas e morais e história da economia política . Existem tantas extensões possíveis de seu trabalho, bem como oportunidades de pesquisa crítica, que estão no centro da busca acadêmica por uma melhor compreensão.”
Vida longa a Israel Kirzner. Precisamos de mais economistas e seres humanos como ele.

Nenhum comentário: