terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Inovação - investimentos em P&D

 Investimentos em P&D: Privado x Estado

Vemos nesta publicação do Senado Federal que, em relação ao PIB, os números de nações da OCDE mostram que o investimento em pesquisa e desenvolvimento no Brasil está acima de México, Argentina, Chile, África do Sul e Rússia, e de outros países da América Latina e do Brics, mas bem abaixo de China e Coreia do Sul, países que deram um salto no desenvolvimento industrial.
A China em 2011 se tornou o segundo maior investidor mundial em P&D, sendo que 75% foi do setor privado. Na Coreia do Sul a iniciativa privada responde por 73% dos investimentos em P&D, Índia 69%, Alemanha e EUA 66%.
No "neoliberal" Chile o Estado é responsável por 69% do investimento, enquanto na "comunista" China o Estado tem apenas 25% do total investido em pesquisa e desenvolvimento.
"A grande diferença entre o Brasil e os outros países desses grupos é o volume de investimento em pesquisa e desenvolvimento feito pela iniciativa privada. O 0,55% do PIB aplicado pelas empresas brasileiras está longe dos 2,68% investidos pelo setor privado da Coreia do Sul ou dos 1,22% da China, por exemplo. Quando se comparam os investimentos públicos, no entanto, os gastos do Brasil estão na média das nações mais desenvolvidas: o 0,61% do PIB brasileiro está próximo do percentual investido pelo conjunto dos países da OCDE (0,69%)."
Quando falamos da necessidade de melhorar o ambiente institucional e de negócios brasileiros, as chamadas reformas estruturais, estamos tratando de buscar maior equidade com os países que são desenvolvidos ou com os que estão caminhando mais celeremente no desenvolvimento, para que o país tenha maior propensão de ser receptor de mais investimentos privados.



No photo description available.

Nenhum comentário: