quarta-feira, 30 de março de 2011
Evento na UFS
Estão abertas as inscrições para o I SEMINARIO INTERNACIONAL BRASIL-CANADA que será organizado aqui na UFS entre os dias 18 e 20 de abril próximos.
Contamos com a divulgaçao e com a presença dos colegas.
Mais informaçoes consultar a página do Centro de Estudos Canadenses www.cec.gid-ufs.org
As vagas sao limitadas!
terça-feira, 29 de março de 2011
segunda-feira, 28 de março de 2011
Governo brasileiro quer promover a inovação
Com o retorno a posições estratégicas no governo de alguns de seus mais destacados defensores, o foco na inovação volta a ganhar força e deve ser destaque da segunda versão da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), a ser divulgada em abril. Mirando a competitividade, a chamada PDP2 terá como uma das principais metas a elevação do gasto privado anual em pesquisa e desenvolvimento para algo entre 0,9% a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2014. Em valores atuais, algo em torno de R$ 37 bilhões. Hoje o porcentual é de apenas 0,5%.
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Estudar direito não paga mais bem
Estudar direito não paga bem no futuro – no mínimo em economias avançadas. Uma grande parte dos jovens advogados na Alemanha ganha nada mais que o mínimo da existência. A diferença entre os graduados de direito ao um lado e os graduados das ciências naturais e da tecnologia e parcialmente administração e economia ao outro lado aumentou drasticamente durante as ultimais décadas. Quando os salários de graduados em certas áreas de tecnologia explodiram, os salários de graduados de direitos e ciências humanas estagnaram ou baixaram.
Se o Brasil continua se desenvolver se pode esperar uma perspectiva semelhante. Talvez a mudança vai ser ainda mais drástica no Brasil porque aqui tem um excesso extremo de estudos de direito. Já estamos além do ponto onde o direito contribui positivamente para o crescimento econômico. No Brasil já é o contrário o caso.
domingo, 27 de março de 2011
Banco Central do Brasil: fluxos de capital ameaçam estabilidade
CALGARY (Reuters) - O Banco Central defendeu neste domingo esforços para criar barreiras contra capital estrangeiro, afirmando que uma enxurrada de dólares está pressionando a inflação e a estabilidade dos mercados financeiros.
"Estamos enfrentando agora uma grande enxurrada de liquidez internacional", disse o diretor do BC Luiz Pereira da Silva, dirigindo-se a executivos de bancos em um fórum no Canadá. "Algo bom em excesso pode ser um problema."
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Entende o que está trás da guerra cambial
"Estamos enfrentando agora uma grande enxurrada de liquidez internacional", disse o diretor do BC Luiz Pereira da Silva, dirigindo-se a executivos de bancos em um fórum no Canadá. "Algo bom em excesso pode ser um problema."
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Entende o que está trás da guerra cambial
Bolha de crédito latino-americana
CALGARY, Alberta (Reuters) - O chefe do Fundo Monetário Internacional alertou neste sábado que muitas economias latino-americanas mostram sinais de superaquecimento e que a região estava em risco de uma bolha de crédito.
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Entende as causas de crises financeiras.
O que está por trás da crise do mercado financeiro?
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Entende as causas de crises financeiras.
O que está por trás da crise do mercado financeiro?
20 anos de Mercosur
Assunção, 26 mar (EFE).- O Mercado Comum do Sul (Mercosul), integrado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, considerou neste sábado ter alcançado um elevado nível de maturidade em matéria de integração, ao completar 20 anos...
Os membros do grupo, que nos primeiros anos de sua criação já contava com a Bolívia e Chile como países associados e aos que se uniram neste tempo Colômbia, Equador e Peru, seguem sem concretizar o pedido de adesão plena da Venezuela.
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Os membros do grupo, que nos primeiros anos de sua criação já contava com a Bolívia e Chile como países associados e aos que se uniram neste tempo Colômbia, Equador e Peru, seguem sem concretizar o pedido de adesão plena da Venezuela.
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sábado, 26 de março de 2011
Educação e crescimento econômico - o caso de Portugal
O Wall Street Journal nota "... Portugal is the poorest country in Western Europe. It is also the least educated, and that has emerged as a painful liability in its gathering economic crisis...
Education long was an afterthought here. "The southern countries like Portugal and Spain and the south of France and Italy, we have always had some problems related with education," says António Nóvoa, a historian who is rector of the University of Lisbon. "That's been like that since the 16th century."
The repressive dictatorship that ruled Portugal from 1926 to 1974 had the idea "that people should not have ambition to be something different than what they were," Mr. Nóvoa says. The result was widespread illiteracy and little formal schooling; just three years were compulsory. Huge leaps have been made since the 1970s, he says, but "it is not easy to change a history of five centuries."
Leia mais (use google tradutor ao lado).
Education long was an afterthought here. "The southern countries like Portugal and Spain and the south of France and Italy, we have always had some problems related with education," says António Nóvoa, a historian who is rector of the University of Lisbon. "That's been like that since the 16th century."
The repressive dictatorship that ruled Portugal from 1926 to 1974 had the idea "that people should not have ambition to be something different than what they were," Mr. Nóvoa says. The result was widespread illiteracy and little formal schooling; just three years were compulsory. Huge leaps have been made since the 1970s, he says, but "it is not easy to change a history of five centuries."
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Bolsas para estudar na Canadá
Estamos selecionando alunos para bolsa de estudos no Canadá
março 17th, 2011by adminO Centro de Estudos Canadenses da UFS está selecionando alunos de graduação, mestrado e doutorado da UFS para concorrer às bolsas do “Programa de futuros líderes nas Américas” do Governo canadense na Université de Québec à Montreal (UQAM). Para participar os alunos devem atuar em áreas que contemplem um dos seguintes temas: governança, prosperidade, paz, segurança e desenvolvimento econômico. Serão priorizadas as demandas dos estudantes vinculados aos professores que participam do Centro de Estudos Canadenses da UFS e que tenham conhecimento básico da língua francesa.
Os selecionados passarão de 4 a seis meses entre os meses de agosto de 2011 e março de 2012. Os valores destinados são os seguintes:
i. o comprovante de matrícula e histórico escolar
ii. currículo atualizado
iii. uma carta de motivação redigida em francês (preferencialmente) ou inglês e uma explicação de como a bolsa ajudará no seu projeto de pesquisa e/ou etsudo;
iv. cópia do passaporte ou da carteira de identidade;
v. uma carta de apoio do orientador (em inglês ou francês);
vi. resumo do projeto de estudos (preferencialmente em francês ou inglês).
Mais informações
Os selecionados passarão de 4 a seis meses entre os meses de agosto de 2011 e março de 2012. Os valores destinados são os seguintes:
- 7500$ CAD para os estudantes de graduação, mestrado ou doutorado por um período de 4 meses
- 10 000$ CAD para os estudantes de mestrado ou doutorado por um período de 5 a 6 meses
i. o comprovante de matrícula e histórico escolar
ii. currículo atualizado
iii. uma carta de motivação redigida em francês (preferencialmente) ou inglês e uma explicação de como a bolsa ajudará no seu projeto de pesquisa e/ou etsudo;
iv. cópia do passaporte ou da carteira de identidade;
v. uma carta de apoio do orientador (em inglês ou francês);
vi. resumo do projeto de estudos (preferencialmente em francês ou inglês).
Mais informações
sexta-feira, 25 de março de 2011
OMC decide em favor do Brasil
A Organização Mundial do Comércio (OMC) confirmou hoje a vitória do Brasil contra os Estados Unidos no contencioso do suco de laranja. De acordo com o relatório final do painel, as medidas antidumping aplicadas pelos americanos sobre os produtos brasileiros foram consideradas ilegais...
Para a OMC, o uso do chamado "zeroing" ou zeramento para calcular os preços de referência do suco vendido pelo Brasil não está de acordo com as normas internacionais e, portanto, é "injusto". Esse método de cálculo utilizado pelos Estados Unidos ignora algumas transações comerciais, justamente as de preços mais elevados, que se fossem consideradas resultariam em sobretaxas menores de dumping.
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Link para WTO
Para a OMC, o uso do chamado "zeroing" ou zeramento para calcular os preços de referência do suco vendido pelo Brasil não está de acordo com as normas internacionais e, portanto, é "injusto". Esse método de cálculo utilizado pelos Estados Unidos ignora algumas transações comerciais, justamente as de preços mais elevados, que se fossem consideradas resultariam em sobretaxas menores de dumping.
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Link para WTO
O futuro se chama "MINT"
Leia isto: Na Alemanha as empresas não mais encontram suficientemente pessoas qualificadas. Atualmente tem um milhão de posições abertas. A maior demanda é para MINT: pessoas qualificadas em Matematica, Informatica, Ciencias Naturais e Tecnologia.: MINT
Use google tradutor (ao lado) para ler o texto completo:
http://www.spiegel.de/karriere/berufsleben/0,1518,752588,00.html
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quarta-feira, 23 de março de 2011
O dólar em procura do real
O Banco Central divulgou dados que mostram elevada entrada de dólares no Brasil. Só no começo de março, já foram registrados US$ 7,43 bilhões, valor que supera a marca de todo o mês de fevereiro (US$ 7,42 bilhões).
Mais de US$ 30 bilhões já entraram no país até início de março
Em 2011, o país já recebeu US$ 30,4 bilhões, enquanto o resultado de 2010 foi US$ 24,4 bilhões.
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Para entender melhor que está acontencendo, leia:
O que está por trás da guerra cambial?
Mais de US$ 30 bilhões já entraram no país até início de março
Em 2011, o país já recebeu US$ 30,4 bilhões, enquanto o resultado de 2010 foi US$ 24,4 bilhões.
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Para entender melhor que está acontencendo, leia:
O que está por trás da guerra cambial?
Causas do crescimento econômico
Leia o que Robert Higgs identifica como os fatores centrais do crescimento econômico:
"... How did the West succeed in generating sustained economic progress? Historians and social scientists have offered various hypotheses, and so far no single explanation has gained general acceptance. Nevertheless, certain elements of an answer have received wide agreement. The growing individualism of Western culture, rooted in Christian doctrine, seems to have contributed significantly.[2] In addition, the political fragmentation of the European peoples in the high Middle Ages and the early modern period — a political pluralism with hundreds of separate jurisdictions — fostered the institutional and technological experimentation by which entrepreneurs could discover how to make labor and capital more productive...
Fundamental to that sustained dynamism was the gradually improving status of private-property rights...
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Veja o google tradutor ao lado.
"... How did the West succeed in generating sustained economic progress? Historians and social scientists have offered various hypotheses, and so far no single explanation has gained general acceptance. Nevertheless, certain elements of an answer have received wide agreement. The growing individualism of Western culture, rooted in Christian doctrine, seems to have contributed significantly.[2] In addition, the political fragmentation of the European peoples in the high Middle Ages and the early modern period — a political pluralism with hundreds of separate jurisdictions — fostered the institutional and technological experimentation by which entrepreneurs could discover how to make labor and capital more productive...
Fundamental to that sustained dynamism was the gradually improving status of private-property rights...
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segunda-feira, 21 de março de 2011
Crescimento econômico
Niall Ferguson identifica os seguintes fatores como causas do crescimento econômico, da civilização e do poder do Occidente: concorrência, ciência, direito de propriedade, medicina, sociedade de consumo e ética de trabalho.
Civilization: The West and the Rest
Novo livro de Niall Ferguson
"The West rose, he argues, because it developed six overpowering advantages as its rivals grew weak. These “killer apps,” as he calls them, were competition, science, property rights, medicine, the consumer society and the work ethic...
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Civilization: The West and the Rest
Novo livro de Niall Ferguson
"The West rose, he argues, because it developed six overpowering advantages as its rivals grew weak. These “killer apps,” as he calls them, were competition, science, property rights, medicine, the consumer society and the work ethic...
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domingo, 20 de março de 2011
Investimentos: bons e ruins
Artigo recente do Antony Mueller sobre "Investimentos: bons e ruins"
"... Uma característica da macroeconomia quantitativa moderna é o alto nível da agregação das variáveis de modelo. Para John Maynard Keynes (1883-1946) e os seus discípulos, é comum modelar investimentos como um aumento do estoque de capital. Nessa tradição, se reduz o complexo desafio de acertar o investimento justo a uma simples adição aritmética – nem o investimento nem o capital possuem uma estrutura interna....
... Para a macroeconomia moderna da tradição keynesiana é fácil cair na armadilha de assumir que uma fraca atividade econômica tem sua origem em uma demanda anêmica. Estimular os componentes da demanda agregada passou assim a ser visto como o meio para superar uma recessão. A aplicação de um modelo no qual os componentes estruturais do capital e do investimento são eliminados, cega o economista para o fato de que recessões podem resultar de uma estrutura de capital que está distorcida em consequência de investimentos ruins..."
Leia o texto completo
"... Uma característica da macroeconomia quantitativa moderna é o alto nível da agregação das variáveis de modelo. Para John Maynard Keynes (1883-1946) e os seus discípulos, é comum modelar investimentos como um aumento do estoque de capital. Nessa tradição, se reduz o complexo desafio de acertar o investimento justo a uma simples adição aritmética – nem o investimento nem o capital possuem uma estrutura interna....
... Para a macroeconomia moderna da tradição keynesiana é fácil cair na armadilha de assumir que uma fraca atividade econômica tem sua origem em uma demanda anêmica. Estimular os componentes da demanda agregada passou assim a ser visto como o meio para superar uma recessão. A aplicação de um modelo no qual os componentes estruturais do capital e do investimento são eliminados, cega o economista para o fato de que recessões podem resultar de uma estrutura de capital que está distorcida em consequência de investimentos ruins..."
Leia o texto completo
sexta-feira, 18 de março de 2011
Macro III data show
Slides crescimento econômico
Cap 10
Cap 11
Cap 12
Cap 13
Mais recursos crescimento econômico:
http://continentaleconomics.com/AulasOnlineCrescimentoEconomico.html
Cap 11
Cap 12
Cap 13
Mais recursos crescimento econômico:
http://continentaleconomics.com/AulasOnlineCrescimentoEconomico.html
quinta-feira, 17 de março de 2011
ANPEC
A ANPEC e o Banco do Nordeste do Brasil promoverão em 2011 o XVI Encontro Regional de Economia e o Fórum BNB de Desenvolvimento.
Os eventos serão realizados paralelamente nos dias 18 e 19 de julho, na cidade de Fortaleza (CE) e têm por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.
O período para submissão de trabalhos será de 4 de abril a 4 de maio de 2011.
Os eventos serão realizados paralelamente nos dias 18 e 19 de julho, na cidade de Fortaleza (CE) e têm por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.
O período para submissão de trabalhos será de 4 de abril a 4 de maio de 2011.
Ementa Integração Econômica e Monetária
EMENTA
013007 001 TÓPICOS ESPECIAIS DESENVOLVIMENTO REGIONAL
INTEGRAÇÃO ECONÔMICA-MONETÁRIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NUPEC 2011/1
Prof. Dr. Antony P. Mueller
(79) 81 53 40 22
TEMAS:
1. Integração econômica e monetária na perspectiva da teoria econômica
2. Formas da integração econômica e monetária
3. Metas e instrumentos da integração econômica e monetária
4. Etapas da integração econômica a monetária européia
5. Passos no caminho da criação da União Monetária Européia
6. A política monetária no espaço do euro
7. A política fiscal no espaço do euro
8. A crise atual da dívida soberana européia
9. Etapas da formação do Mercosul
10. A situação atual da integração econômica e monetária na América Latina
11. O papel do dólar no sistema monetário internacional
12. Perspectivas para uma nova ordem monetária global
13. Globalização e regionalismo
AVALIAÇÂO:
Trabalho acadêmico de 15-20 páginas, apresentação dos resultados e participação geral nas aulas
MAIS INFORMAÇÕES:
FONTES:
Eurocid – Centro de Informação Européia Jacques Delors:
Comissão Européia: Assuntos Econômicos e Financeiros:
Europa – O portal oficial da União Européia: http://europa.eu/index_pt.htm
Estatísticas da União Européia: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/
Banco Central Europeu: http://www.ecb.int/ecb/html/index.pt.html
Mercosul: http://www.mercosur.org.uy/
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Antony P. Mueller. The Political Economy of Common Monetary Arrangements.
Lessons from the European Experience:
Antony P. Mueller: O Desafio da Soberania do Estado Nacional pela União Européia
Podcast: O Desafio da Soberania do Estado Nacional pela União Européia
http://continentaleconomics.com/AulasOnlinePalestras.html
http://continentaleconomics.com/AulasOnlinePalestras.html
Data Show: O Desafio da Soberania do Estado Nacional pela União Européia. Data Show UFS Setembro 2009
Antony P. Mueller e Tago Roberto Aragão Nascimento: O papel da política monetária e cambial no processo de integração e desenvolvimento da América Latina. Lições Européias. The Continental Economics Institute Research Paper Series March 2011
Fernando Ferrari Filho: É viável (ou não) uma integração econômica e monetária na América do Sul? Uma análise pós-keynesiana
Jeremy Rifkin, O Sonho Europeu. Como a visão européia do futuro vem eclipsando silenciosamente o sonho Americano. São Paulo 2004: M.books
União Europeia: Integração Regional e Desenvolvimento O Diálogo Brasil - UE sobre Política Regional: http://ec.europa.eu/regional_policy/international/pdf/eu_br_regint_pt.pdf
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALCOCEBA GALLEGO, Amparo et al (org.) Perspectivas sobre las relaciones entre la Unión Europea y la América Latina. Madrid: Universidad Carlos III/Boletín Oficial del Estado, 2008.
BALASSA, B. Teoría de la integración económica. México: Uteha, 1964.
BARRAL, W & PIMENTEL, Luiz Otávio (Org.). Teoria Jurídica e desenvolvimento. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006.
__________. Comércio e desenvolvimento. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006.
BAUMANN, Zygmunt. Europa: uma aventura inacabada. Trad. De Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
BAYLIS, J. & SMITH, S. (eds.) The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations. 3d edition. Oxford: Oxford University Press, 2005.
CARDOSO, Fernando Henrique & FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GUIMARÃES, Samuel Pinheiro. Desafios brasileiros na era dos gigantes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
GUIMARÃES, Samuel Pinheiro. Quinhentos anos de periferia. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999.
HAY, C. & MENON, A. European Politics. Oxford: Oxford Press, 2007.
LISBOA, Armando de Melo. Desenvolvimento: uma idéia subdesenvolvida. Revista Plural, ano 5, nº7, jan./jun. 1996, p. 71-78.
LINDE PANIÁGUA, Enrique. Políticas de la Unión Europea. 4ª ed. Madrid: Colex Editorial, 2007.
MANGAS MARTÍN, A., LIÑÁN NOGUERAS, D. J. Instituciones y Derecho de la Unión Europea. 6. ed. Madrid: Tecnos, 2010.
MARINI, Ruy Mauro. América Latina: dependência e integração. São Paulo: Brasil Urgente, 1992.
_________. La teoria social latinoamericana. Cidade do México: UNAM, 1994.
MONNET, Jean. Memórias: A construção da unidade européia. Trad. De Ana Maria Falcão. Brasília: EdUnB, 1986.
OLIVEIRA, Odete Maria de. União Européia: processos de integração e mutação. Curitiba: Juruá, 1999.
PESCATORE, P. Derecho de la integración: nuevo fenómeno de las relaciones internacionales. Buenos Aires: Instituto para la Integración de América Latina / BID, 1973.
ROY, Joaquín & DOMÍNGUEZ Roberto. The European Union and Regional Integration: a comparative perspective and lessons for the Americas. Miami: Ediciones Imprimatur, 2005.
SADER, Emir et all. América Latina e os Desafios da Globalização: ensaios dedicados a Ruy Mauro Marini. Organização: Emir Sader e Theotônio dos Santos. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2009.
SILVA, Karine de Souza. Direito da Comunidade Européia: fontes, princípios e procedimentos. Ijuí: Ed. Unijui, 2005.
SILVA, Karine de Souza. Mercosul e União Europeia: o estado da arte dos processos de integração regional. Florianópolis: Ed. Modelo, 2010.
__________. Integração Regional e exclusão social na América Latina. 2ª ed. Curitiba: Juruá, 2009.2
__________. La Cohesión Social: Prioridad de las Negociaciones de la Asociación Estratégica entre Unión Europea,
Latinoamérica y Caribe (ALC-UE). In: Joaquín Roy; Roberto Domínguez. (Org.). España, la Unión Europea y la Integración Latinoamericana. Miami: Thompson-Shore, Inc., 2010, p. 169-186.
TAIBO, Carlos. Crítica de la Unión Europea. Madrid: Ed. Los libros de la catarata, 2006.
WALLACE, H. at all. Policy-making in the European Union. Oxford: Oxford Press, 2005.
WALLERSTEIN, Immanuel. O universalismo europeu: a retórica do poder. Trad. de Beatriz Medina. São Paulo: Boitempo, 2007.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Ementa Análise Macroeconômica III
303154 ANÁLISE MACROECONÕMICA III
Prof. Dr. Antony P. Mueller – UFS – e-mail: antonymueller@gmail.com
Fone: (79) 8153-4022
EMENTA: Teorias do crescimento econômico. Crises econômicas, monetárias e financeiras.
Política fiscal e monetária e suas limitações. Distribuição de renda e patrimônio. Abordagens heterodoxas. Análise de problemas macroeconômicas da atualidade. Debates da macroeconomia.
AVALIAÇÂO: Três provas, um trabalho opcional, participação na aula, freqüência de presença nas aulas.
METODO:
1. Método: expositivo-dialógico
2. Procedimentos didáticos:
- Estudos dirigidos em sala de aula
- Apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexão
- Exercícios analíticos
- Leituras reflexivas
- Analise de exemplos
- Discussão de temas de atualidade
TEMAS das aulas
- Modelos macroeconômicos – revisão
- Crescimento econômico – Contextualização
- Análise estatística do crescimento econômico
- Poupança e investimentos
- Acumulação de capital
- Progresso tecnológico
- Progresso tecnológico, salário e emprego
- Depressões e crises
- Hiperinflação – Deflação
- Produção de dinheiro e senhoriagem
- Conceitos da política monetária (regra de Taylor
- Limites da política fiscal
- A macroeconomia em debate
- Atualidade macroeconômica global
- Atualidade macroeconômica do Brasil
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Livro de texto padrão: Olivier Blanchard: Macroeconomia. Pearson Education do Brasil. 4ª edição 2007 Cap.: 10-13; 22-23; 24-27
N. Gregory Mankiw: Macroeconomia. Editora LTC. 1998 Cap. 4, 6,12,18
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Ackley, Gardner (1978). Teoria Macroeconômica. São Paulo, Pioneira
Dornbusch, R & Fischer,S. (1991). Macroeconomia. São Paulo, Makron/McGraw-Hill
Leite, José Alfredo A. (1994). Macroeconomia.. São Paulo, Atlas
Shapiro, Edward (1976). Análise Macroeconômica. São Paulo, Atlas
Sachs, Jefrey D. & Larrain, B.Felipe (1995).Macroeconomia. Rio de Janeiro,Makron Books
Simonsen, Mano H & Cysne, Rubens P. (1995). Macroeconomia. São Paulo, Atlas,
Referências atualizadas e estatísticas mais recentes com recursos adicionais:
Ementa Dinâmica Macroeconômica
EMENTA:
As teorias de Keynes, Kalecki e Schumpeter e as suas diversas escolas e de outras economistas na perspectiva da dinâmica macroeconômica. Teoria pós-keynesianas. Contexto histórico das teorias. Aplicações empíricas. Análise comparativa entre modelagem de equilíbrio e modelos dinâmicos. Novas abordagens da teoria dinâmica macroeconômica. Análises comparativas. Atualidades econômicas.
AVALIAÇÂO:
Três provas, um trabalho opcional, participação na aula, freqüência de presença nas aulas.
METODO:
1. Método: expositivo-dialógico
2. Procedimentos didáticos:
- Estudos dirigidos em sala de aula
- Apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexão
- Exercícios analíticos
- Leituras reflexivas
- Analise de exemplos
- Discussão de temas de atualidade
TEMAS:
1. Teoria de equilíbrio versus análise dinâmica
2. Keynes e a lei de Say
3. Principio da demanda efetiva
4. Aspectos dinâmicos do modelo macroeconômico da Teoria Géral
5. Keynes e o Keynesianismo
6. Expectativas, incertezas, contingência – Problemas da micro-fundação da macroeconomia
7. Kalecki – Contextualização da sua obra
8. Diferenças e semelhanças entre Keynes e Kalecki
9. O modelo básico de Kalecki
10. O ciclo de negócios na macroeconomia kaleckiana
11. Pontos problemáticos do modelo kaleckiano
12. Schumpeter – contextualização de sua obra
13. Inovação como “destruição criativa”
14. O papel empresarial no desenvolvimento econômico
15. Conhecimento disperso e contingências, ação humana e aprendizagem – modernas abordagens da dinâmica macroeconômica
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Keynes, John Maynard: A teoria geral de emprego, de juro e da moeda http://www.4shared.com/document/tn8gJr6v/John_Maynard_Keynes_-_Teoria_g.html
http://http//www.scribd.com/doc/6965708/Teoria-geral-do-emprego-do-juro-e-da-moeda-KEYNES
http://http//www.scribd.com/doc/6965708/Teoria-geral-do-emprego-do-juro-e-da-moeda-KEYNES
Kalecki, Michal: Teoria da Dinâmica Econômica http://www.ebah.com.br/michal-kalecki-teoria-da-dinamica-economica-pdf-a13309.html
Schumpeter, Joseph A.: Capitalismo, Socialismo e Democracia http://www.4shared.com/get/39970271/e4003fa2/Capitalismo_Socialismo_e_Democracia_-_Schumpeter.html;jsessionid=B9518B20CECFF6925779E6BAC34ECC1D.dc115
Schumpeter, Joseph A. : Teoria de Desenvolvimento Econômico http://www.4shared.com/file/32394233/fdacc520/Joseph_Alois_Schumpeter_-_Teoria_do_Desenvolvimento_Econmico.html?s=1
Blanchard, Olivier: Macroeconomia, São Paulo: Pearson Prentice Hall 2007
Artigos Selecionados de Sandroni, Paulo: Novíssimo Dicionário de Economia, Editora Best Seller
José Luís Oreiro: Economia Pós-Keynesiana: Origem, Programa de Pesquisa, Questões Resolvidas e Desenvolvimentos Futuros
BIBLIOGAFIA COMPLEMENTAR
PARTE I
Keynes, os clássicos e a criação da teoria macroeconômica moderna
Artigos “Keynes”, “Keynesianismo”, “Lei de Say”, “Demanda efetiva”, “Macroeconomia”, “Macromodelo”, “Escola Clássica”, e outros relevantes em: Sandroni, Novíssimo Dicionário de Economia
Citações das obras de Keynes: http://pt.wikiquote.org/wiki/John_Maynard_Keynes
Keynes, Minsky e a política econômica da atualidade: Minsky and Economic Policy. “Keynesianism” all over again http://www.levy.org/pubs/wp_547.pdf
A Macroeconomia de Minsky. Financial Theory of Investment http://www.scribd.com/doc/7882315/Macroeconomics-Meets-Hyman-P-Minsky-the-Financial-Theory-of-Investment
PARTE II
Michal Kalecki, o princípio da demanda efetiva, investimento e dinâmica
Possas, Mario Luiz: Demanda Efetiva, Investimento e Dinâmica http://www.ie.ufrj.br/revista/pdfs/demanda_efetiva_investimento_e_dinamica_a_atualidade_de_kalecki.pdf
Coelho, Daniel Simões: Os determinantes do investimento. Keynes e Kalecki http://www.ie.ufrj.br/revista/pdfs/demanda_efetiva_investimento_e_dinamica_a_atualidade_de_kalecki.pdf
Recursos adicionais sobre a discussão de Kalecki no Brasil:
PARTE III
Schumpeter, desenvolvimento econômico, empreendorismo e aprendizagem
J.A. Schumpeter, Capitalismo, Socialilsmo e Democracia
Mises, Ludwig v.: As Seis Lições (sobre política econômica) http://www.4shared.com/file/60400858/71bbe42b/Ludwig_von_Mises_-_As_Seis_Lies__Livro_.html?s=1
Tecnologia e aprendizagem:
Cortright, Joseph: New Growth Theory. Technology and Learning. A Practicioner’s Guide (US Economic Development Administration) –
MAIS RECURSOS E ATUALIZAÇÕES:
Blog Economia Nova www.economianova.blogspot.com
Podcasts: http://continentaleconomics.com/AudioPodcastsemPortugues.html
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