quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Taxas de juros no Brasil no topo

Para Brasil sair do topo do ranking de juros reais, Selic teria de cair 3,5 pontos
infomoney
Em quarta-feira 30/11/2011, às 12:40

SÃO PAULO – O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulga, nesta quarta-feira (30), a nova taxa básica de juro da economia, a Selic. A maior parte dos analistas prevê um corte de 0,5 ponto percentual, para 11% ao ano, mas, mesmo assim, o Brasil deve se manter no topo do ranking de países com a maior taxa de juro real do mundo.
Para perder este posto, de acordo com estudo preparado pelo analista econômico da Cruzeiro do Sul Corretora / Apregoa.com, Jason Vieira, a Selic deveria cair 3,5 pontos percentuais, passando para 8% ao ano.
CenáriosSe o Copom confirmar as expectativas e reduzir os juros para 11% ao ano, a taxa de juro real do Brasil ficaria em 5,1% a.a. e continuaria como a maior do mundo.
Se houver queda de 1 p.p., a taxa iria para 4,7% a.a. A tabela abaixo mostra diferentes cenários e inclui também o improvável corte de 3,5 pontos percentuais, que tiraria o Brasil do topo da lista:
Ranking de juros Reais
PosiçãoPaísredução de 0,5 ponto PosiçãoPaísredução de 1 ponto PosiçãoPaísredução de 3,5 pontos
1ª  Brasil 5,1% Brasil 4,7%
Hungria 2,5%
Hungria 2,5% Hungria 2,5% Brasil 2,3%
Indonésia 1,5% Indonésia 1,5% Indonésia 1,5%
Chile 1,5% Chile 1,5% Chile 1,5%
México 1,3% México 1,3% México 1,3%
Quedas de juros reaisDe acordo com o ranking, houve redução dos juros reais no Brasil desde a medição anterior. A queda aconteceu por conta da elevação nas projeções de inflação futura, devido às altas de preços que ocorreram recentemente, especialmente dos alimentos.
O ranking aponta que, em outros países, o índice de alimentação e energia também pesou na última medição, por conta das crescentes elevações das projeções de inflação.
Fonte

Nenhum comentário: