segunda-feira, 21 de junho de 2010

Macro II - teoria e política da taxa de câmbio da atualidade: o caso de China

" ... A China vai manter a taxa de câmbio do yuan a um nível basicamente estável, disse o banco central do país neste domingo, sugerindo que o novo regime cambial do país será muito parecido com o antigo.
A China anunciou no sábado que voltaria a fazer com que o yuan se tornasse mais flexível, mostrando que pretendia acabar com 23 meses de um câmbio fixo em relação ao dólar.
Mas um longo comunicado do banco central claramente descartou a possibilidade de uma mudança única, dizendo que não havia base para uma grande apreciação.
A falta de um aumento real da taxa de câmbio chinesa forneceu munição para os críticos, especialmente para os conservadores do Congresso americano, que dizem que as ações de Pequim falarão bem mais do que suas palavras e que penalidades deveriam ser aplicadas, caso o governo continue a manter o yuan artificialmente barato..."
Leia mais
Tarefa: procure transformar o texto em termos da teoria da taxa de câmbio, balanço de pagamento, dívida externa, poupança e outras categorias e fórmulas macroeconômicas.

Nenhum comentário: