segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dilma critica política monetária americana

Dilma reclama a Obama de política expansionista

WASHINGTON, 9 Abr (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira ter expressado ao presidente dos EUA, Barack Obama, preocupações sobre o impacto da política monetária expansionista de países ricos sobre países em desenvolvimento, como o Brasil.
"Manifestamos para o presidente a preocupação do Brasil com a expansão monetária sem que os países com superávits equilibrem essa expansão monetária com políticas fiscais baseadas na expansão dos investimentos", disse Dilma em declarações a jornalistas após encontro com Obama, no Salão Oval da Casa Branca.
"Essas políticas monetárias solitárias no que se refere a políticas fiscais, levam à desvalorização das moedas em países desenvolvidos, levando ao comprometimento do crescimento dos países emergentes".
O porta-voz da Casa Branca Jay Carney, em declaração logo depois à imprensa, recusou-se a comentar a resposta de Obama às preocupações de Dilma.
Dilma já havia criticado anteriormente os Estados Unidos e países europeus por um "tsunami monetário" que causou fluxo de liquidez para o Brasil, valorizando o real e diminuindo a competitividade das exportações do país.
Mais
Veja também:
O que está por trás da guerra cambial?

Nenhum comentário: