quinta-feira, 31 de outubro de 2013

I Semana Acadêmico-Cultural da UFS

Programação da Semana Acadêmica

Boaventura de Sousa Santos recebe título de doutor honoris causa dia 7, às 19h
Entre os dias 4 e 8 de novembro será realizada a I Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe. A semana contará com atividades em todos os campi e pretende promover exposições interativas e transdisciplinares, como congressos, seminários e exposição de banners.
Visite a página oficial da I Semana Acadêmico-Cultural da UFS
A abertura oficial do evento (segunda-feira, 4) terá a conferência “Desigualdade de gênero e violência contra a mulher”, com a participação de Maria Helena Santana Cruz, professora da UFSMerieny Gatto, estudante de Enfermagem e representante da Comissão de Mulheres/UFS; Maria Teles dos Santos, representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; e Adelaide Maria Martins Moura, juíza-coordenadora de Políticas para as Mulheres. A abertura vai ocorrer às 19h30 no auditório da Reitoria, campus de São Cristóvão.
Ainda na segunda-feira, que mais cedo, às 8h, começa o V Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação com a realização de uma mesa redonda organizada pela professora Simone de Cássia Silva. Com o tema “Inovação e transferência de tecnologia em ICTS”, a mesa terá a participação dos professores Cristina Maria Quintella (Ufba), Maria Rita de Santos (UFPI), Mário Eduardo Mata (UFCG) e Tânia Nunes da Silva (UFRGS). A mesa redonda será realizada no auditório da Didática V, em São Cristóvão.
Ainda no primeiro dia da Semac, haverá exposição do Museu Arqueológico de Xingó, no hall da Reitoria, com Geovania Carvalho. Na Didática V, das 9h30 às 10h30, será realizada a palestra “Disseminando a cultura da propriedade intelectual”, com um representante do Inpi. Após a palestra, haverá mais uma mesa redonda no mesmo local, das 11h às 12h: “Capilarizando a Lei de Inovação”, com Ricardo Santana (Fapitec/SE), Marcos Wandir Nery Lobão (Sergipetec) e Simone de Cássia Silva (PPGPI-Cintec/NPI-UFS).
Boaventura de Sousa Santos na UFS
Na quinta-feira, 7, a Semac vai receber o professor português Boaventura de Sousa Santos, que vai apresentar a conferência “A universidade perante os desafios das revoltas sociais”. O professor receberá o título de doutor honoris causa da UFS, concedido, segundo o Estatuto da UFS, “a personalidades que se distinguem, seja pelo saber, pela atuação em prol da Filosofia, das Ciências, das Artes e das Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos”.O evento será realizado no auditório da Reitoria, às 19h.
Boaventura nasceu em Coimbra, Portugal, e é doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É também diretor do Centro de Estudos Sociais e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa, ambos da Universidade de Coimbra.
Programação cultural
Além da programação acadêmica, a Semac trará também eventos de cunho cultural. Haverá apresentação do Coral da UFS, lançamento coletivo de obras da Editora UFS (veja aqui), recital dos alunos de Música da UFS (Ramu), apresentação do quarteto de cordas da UFS, exposições fotográficas, dentre outras. Os eventos culturais serão desenvolvidos no auditório e hall da Reitoria e no Centro de Vivência.
Colóquio de Filosofia Política
Durante os dias 6, 7 e 8 ocorrerá o III Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política com o tema “Filosofia Política e Relações Internacionais”. Veja mais informações na página oficial do colóquio.
Premiações do Pibix, Pibic e Pibiti
Na sexta-feira, 8, haverá a premiação dos alunos do Pibix, Pibic e Pibiti, às 18h, no auditório da Reitoria. Às 19h se dará o encerramento da Semac.
Suspensão das aulas
As aulas da graduação e pós estarão suspensas de 4 a 8 de novembro para que os estudantes participem da Semana Acadêmica. As atividades certificadas poderão ser creditadas como atividades complementares.
Em decorrência do grande número de atividades, todos os espaços físicos da UFS estarão alocados para a Semac. Será facultada ao professor a decisão de registrar a Semana Acadêmica como aula.
Veja a programação completa e outras informações na página oficial da Semac

Nenhum comentário: