quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Crise brasileira

USP Talks
“Como explicar a profundidade da recente recessão na economia brasileira, com queda real de 9% na renda per capita entre 2013 e 2016? A chave está em compreender porque o desempenho de investimentos privados já era medíocre antes da erupção da crise”, diz o economista Otaviano Canuto, atual diretor executivo do Banco Mundial para o Brasil e ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional.
Ele será um dos palestrantes do USP Talks #17 - Economia, que acontece no dia 29 de novembro e será o último a ser apresentado este ano.
“O impacto de curto prazo sobre a atividade econômica dos escândalos de corrupção ocorreu sobre uma estrutura econômica já fragilizada por dois problemas crônicos presentes nas últimas décadas: anêmicos aumentos de produtividade e gastos públicos em trajetória explosiva. Tais problemas estruturais foram temporariamente contrabalançados por uma conjuntura externa favorável enquanto durou. As políticas de reativação macroeconômica a partir de 2013 só agravaram o quadro subjacente, deixando apenas um legado de forte necessidade de ajustes fiscal e monetário”, completa Canuto.
“A atual recuperação pós-crise em 2017-18 só se desdobrará em novo período de crescimento caso seja implementado um conjunto mínimo de reformas estruturais que enfrente aqueles dois problemas crônicos”, conclui o economista.
O outro palestrante da noite será o professor Nelson Marconi, coordenador executivo do Fórum de Economia da FGV - Fundação Getúlio Vargas.
Foto: Otaviano Canuto/ Arquivo 

Nenhum comentário: