quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Botsuana - Brasil

Desde 2013 Botsuana tem um PIB per capita maior que o Brasil. Esta afirmação pode soar inusitada, pois Botsuana é um país recente localizado na África Subsaariana - região mais pobre do mundo - enquanto o Brasil parece estar em uma situação muito mais privilegiada. Mas este é o fato.

Qual é o segredo do país africano? Como de costume, lamentamos informar, mas não haverá segredo. O processo de crescimento econômico é muito mais monótono e sem graça do que pode parecer à primeira vista: basta fazer o dever de casa para colher os frutos. Não que "fazer o dever de casa" seja fácil; pelo contrário, é necessário enorme coesão social para manter uma sequência contínua de reformas na direção correta. Chamamos de "dever de casa" porque, apesar de ser um trabalho árduo, não há segredo nem pulo do gato envolvido no processo.

Botsuana fez um trabalho muito, mas muito árduo. Em 1970, a renda por habitante lá era 5x menor que a brasileira (PWT 9.1). Na mesma data, a escolaridade era menos da metade da Brasileira (Barro-Lee). O país partiu de uma posição muito inferior do ponto de vista de renda e capital humano que nós, mas apesar disso, conseguiu nos superar em escolaridade ainda na década de 80. Botsuana também nos supera no ambiente de negócios. O indicador 'distância até a fronteira', do Doing Business, mede coisas como execução de contratos, facilidade para abrir e fechar empresa, obter alvarás, pagar impostos, fazer comércio exterior e outros, classificando o país pelo quão próximo ele está das melhores práticas mundo afora em cada área. Resumo: Botsuana tem uma economia relativamente mais amigável ao empreendimento privado que o Brasil. E antes que nos esqueçamos, também é necessário mencionar a taxa de poupança. Botsuana poupou um pedaço muito maior de sua renda nas últimas décadas, permitindo uma maior taxa de investimento e consequentemente uma maior velocidade de acúmulo da capital físico. Como aprendemos na contabilidade do crescimento, se K cresce mais, Y, o PIB, também crescerá mais. No fim das contas, Botsuana seguiu a recomendação mais elementar em matéria de crescimento: se educou, melhorou as instituições e poupou. Não há plano mirabolante nem nada parecido. É feijão com arroz ortodoxo.

No caso Brasileiro, depois de décadas de desempenho econômico medíocre, chegou a hora de discutirmos seriamente sobre este tema, colocando na mesa o que há de melhor da literatura. Também é importante termos humildade para aprender com experiências de sucesso mundo afora. Neste sentido, o Brasil tem muito a aprender com Botsuana.

#Matta

PIB per capita (PPP): https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.PP.KD

Nenhum comentário: