quarta-feira, 3 de abril de 2013

Política de pobreza

Brasil combate pobreza sem saber o que ela é, afirma economista do Pnud
Juliano Tatsch
JONATHAN HECKLER/JC
Flavio Comim alerta para a falsa ideia mostrada por estatísticas
A Agenda 2020 realizou na tarde de ontem mais um seminário de seu ciclo de debates Desafios 2020. Desta vez, o tema foi a pobreza e os caminhos e soluções para a sua erradicação. O evento contou com a participação do economista e professor das universidades Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e de Cambridge, na Inglaterra, Flavio Comim.

O PhD em Economia pela instituição britânica falou sobre as ações que o Brasil vem fazendo para reduzir o número de pessoas vivendo na pobreza extrema e criticou o modelo de política aplicado no País. Para Comim, que por cinco anos coordenou o relatório de desenvolvimento humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), os programas erram já em sua base, ao não definirem de modo claro o que pretendem atacar. “Quando vemos os números do Ipea que fundamentam o Brasil Sem Miséria, vemos um santo com os pés de barro. Existe uma concepção de que é possível combater a pobreza sem definir o que ela é”, afirma.
Para o estudioso, um dos principais do Brasil na área, ao se pensar de forma séria a questão da pobreza, todos os números apresentados são irrelevantes. Assim sendo, tanto as estatísticas mais antigas quanto as mais recentes não mostram o cenário real.
Leia mais

Nenhum comentário: