segunda-feira, 1 de julho de 2013

Inflação americana

Por que a inflação está tão baixa?

Autor(es): Martin Feldstein
Valor Econômico - 01/07/2013
 

Por que a flexibilização quantitativa coexistiu com a estabilidade de preços nos EUA? Ou, como ouvi muitas vezes: "Por que o fato de o Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) ter impresso tanto dinheiro não causou uma inflação mais elevada?"
A inflação certamente tem estado muito baixa. Durante os últimos cinco anos, o índice de preços ao consumidor1 aumentou a uma taxa anual de apenas 1,5%. O indicador de inflação preferido do Fed - o índice de preços dos gastos com consumo pessoal, exclusive alimentos e energia2 - também cresceu a uma taxa de apenas 1,5%.
Em contraste, as compras de títulos de longo prazo pelo Fed durante esse período têm sido invulgarmente grandes. O Fed comprou o equivalente a mais de US$ 2 trilhões em títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas imobiliárias, ou seja, quase dez vezes o ritmo anual de compras de títulos durante a década anterior. No ano passado, o estoque de títulos no balanço do Fed cresceu mais de 20%.
Uma mudança nas regras do Fed em 2008 rompeu o vínculo entre suas compras de títulos e o subsequente tamanho do estoque de moeda. Em consequência, o Fed comprou uma enorme quantidade de títulos sem que o estoque de dinheiro - a taxa de inflação - crescesse.

Nenhum comentário: