terça-feira, 26 de novembro de 2013

Reindustrialização

Precisamos de um programa de reindustrialização, afirma Belluzzo

News - Newsflash
Do Rio de Janeiro (RJ) - O economista Luiz Gonzaga Belluzzo afirmou, nesta sexta-feira (22), que há pelo menos três décadas o Brasil passa por um período de desindustrialização. De acordo com ele, caso não haja uma reestruturação na economia do País, os avanços obtidos com políticas públicas de inclusão social, que tiraram milhões de brasileiros da pobreza extrema, podem não adiantar.
Especialista aponta que cultura brasileira de importar e usar tecnologia estrangeira gerou um enorme prejuízo na balança comercial. Foto: Divulgação/ABIPTIEspecialista aponta que cultura brasileira de importar e usar tecnologia estrangeira gerou um enorme prejuízo na balança comercial. Foto: Divulgação/ABIPTI“Conquistamos nos últimos anos um avanço social importante, mas isso está sujeito a regressão. Não conheço nenhuma experiência de um País que tenha avançado sob um ponto de vista econômico incluindo mais gente sem que tivesse taxa de crescimento compatível”, afirmou Belluzzo em sua exposição no Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, no Rio de Janeiro.
Na avaliação de Belluzzo, a cultura brasileira de importar e usar tecnologia estrangeira gerou um enorme prejuízo na balança comercial. Para alterar o quadro, sugere o economista, é necessário estimular empresas nacionais a demandar mais recursos para pesquisa e desenvolvimento. “Se não houver inovação nas empresas, não adiantará o sistema nacional de ciência e tecnologia avançar. As universidades e os institutos de pesquisa não conseguirão transferir a tecnologia que produzem”, aponta.
Mais

Nenhum comentário: