segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Seja feliz com grana

Os 7 erros que o impedem de enriquecer

Postado por: Saulo Aires
A cultura do ser humano possui crenças limitadoras que na maioria das vezes o impedem de progredir. E não importa de onde ele seja, ou quem ele seja, há sempre algum fator obstáculo para que ele desista. Muitos pensam em melhorar de vida, aplicar o dinheiro em algo rentável que não seja apenas a poupança ou apenas se manter endividados.

Mas existe sempre aquele velho pensamento de “deixar para amanhã”, ou “não vou fazer por que vai dar muito trabalho”. E são coisas como essas que impedem as pessoas de progredirem e evoluírem. Ficar se queixando e ter preguiça de mudar não vão te ajudar. Alguns ainda colocam a culpa no país onde vivem, por ter juros altos ou muitos impostos, mas será que isso é realmente desculpa para não tomar nenhuma atitude? Entenda, o obstáculo é você quem cria! Veja como esses e outros “pecados capitais” prejudicam seu processo de ganhar dinheiro:

1. A procrastinação

Adiar as tarefas é uma prática muito comum. A velha arte de procrastinar domina a maioria das pessoas, que deixam tudo para amanhã ou para “daqui a pouco”. Isso faz com que você perca um tempo hábil que teria para fazer outras coisas importantes.


2. A preguiça

Infelizmente o trabalho não se completa sozinho, e a sua preguiça vai atrapalhar cada vez mais suas metas. Adquirir bens, arrecadar dinheiro, demanda tempo e muita força de vontade, pois não se conseguem de um dia para o outro. Vá em frente, nunca pare! Está perdendo tempo.

3. O imediatismo

O prazer do conforto imediato nos parece muito mais atrativo do que no futuro, por isso, procuramos poupar dinheiro para sair de férias no final do ano ou comprar algum bem à vista. Porém, pensar no futuro é essencial! Falar que pensa no futuro é fácil, o complicado é aguentar sem gastar o dinheiro.

4. O “chororô”

Realmente quando se pensa em investir, a renda é um fator limitador. Porém, casos de endividamento, escolhas ruins e consumo além do normal são fatores que variam da sua disciplina e não da sua renda. Algumas pessoas estão acostumadas com desculpas para nem ao menos tentar algum investimento. Ganhar pouco, não ter tempo e aceitar a renda não são desculpas para não crescer na vida.

5. O comodismo

Não é por que uma pessoa é bem sucedida que ela tem necessariamente algum dom, é abençoada ou tem muita sorte. Ela apenas pode ter corrido atrás das suas metas, sem cair no comodismo. Ninguém nasce com nenhum dom, isso é adquirido com o tempo, com esforço e dedicação e sem crenças limitadoras como “a eu não tenho sorte como ele”, qualquer um pode se tornar bem sucedido.

6. A ganância

O risco é uma coisa que devemos correr, mas só às vezes.  Não é saudável ser ganancioso a ponto de vender tudo que tem para investir em algo extremamente arriscado, pois é obvio que a chance de dar errado é muito grande e você vai falir. Estar sempre atento ao cenário econômico é essencial para não dar de cara no muro. Não existem atalhos para enriquecer e nenhuma formula milagrosa, tudo é conquistado com muito suor e trabalho!

7. A famosa “demonização do dinheiro”

Alguns até chamam isso de inveja. Se alguém consegue ter muito dinheiro, sempre tem alguém para dizer “se ele tem muito dinheiro, boa coisa não deve ter feito”. Essa é outra crença limitadora, pois o dinheiro é visto como algo que corrompe o ser humano, algo sujo. E apesar de realmente acontecer, não é sempre assim. O dinheiro nada mais é do que uma ferramenta usada para alcançar nossas metas.

Nenhum comentário: