sábado, 27 de julho de 2019

Sistema monetário

Todas as instituições monetárias e financeiras são inimagináveis no mainstream sócio-econômico até que se consolidem e se tornem corriqueiras.
Até Bretton Woods era inimaginável para muitos economistas uma moeda puramente fiduciária, sem lastro em commodities metálicas e de curso forçado
Até a criação do mercado de derivativos com um enorme volume de opções transacionadas em bolsas, nos anos 70, eram impensáveis as possibilidades de uso massivo para hedge ou alavancagem desses ativos. Muito menos seria possível conceber a idéia de que haveriam derivativos de segundo grau sobre os mais variados ativos e até derivativos sobre dívidas. Menos factível ainda seria cogitar que tais instrumentos pudessem servir de lastro ou obrigação colateral para resseguradoras sobre hipotecas. Pior ainda seria vislumbrar a idéia de que a soma desses derivativos pudesse chegar a casa dos QUATRILHÕES DE DÓLARES.
Antes do Bitcoin e demais criptmoedas e da popularização da blockchain, era inimaginável o uso de um código criptografado ser usado como moeda.
Seria simplesmente absurdo pensar, em meados dos anos 90, que uma moeda totalmente virtual, não garantida por nenhum banco pudesse servir como meio de compra e ter milhões de adeptos.
Os próprio Banco centrais seriam impensáveis no século XVIII para os 'pais fundadores' da América. Muito menos um FED controlando milhares de variáveis para produção monetária.
A própria Mecânica monetária moderna que da as diretrizes para oferta monetária do FED seria tecnicamente inimaginável.
Cartões de crédito e transmissão monetária online também seriam impossíveis um século atrás.
Da mesma forma, muitas moedas, mecanismos de securitização privados, instituições de crédito privadas e muitas instituições AINDA NEM NASCERAM.
Basicamente, o atual sistema financeiro global chegou ao fim. A Teoria monetária moderna é uma desesperada tentativa de empurrar o problema dos déficits monstruosos (ainda mais) para o futuro, através da declaração de insolvência dos estados enquanto base para ainda mais intervencionismos e populismos irresponsáveis que vão hipotecar por completo o futuro das gerações vindouras.
Mas a idéia de SECESSÕES completas, enquanto distrato social em relação ao ordenamento jurídico estatal vai gerar várias consequências como um SISTEMA JURÍDICO E - CONSEQUENTEMENTE - UMA ECONOMIA DESCENTRALUZADA E POLICÊNTRICA.
Hoje existem milhares de aplicativos P2P e empresas de serviços P2P, mas ainda assim ligados ou limitados às legislações estatais e às agendas politicas supranacionais.
Em um futuro não muito distante, uma economia global com milhares de novas instituições, moedas e mecanismos de securitização privados vai crescer e se expandir.
DA MESMA FORMA COMO UM ECONOMISTA BRILHANTE DO SÉCULO XIX NÃO CONCEBERIA A IDÉIA DE CRIPTOMOEDAS OU DERIVATIVOS DE CRÉDITO, OS HOJE INCRÉDULOS ESTATISTAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER A ECONOMIA NASCENTE DE UM ORDENAMENTO JURÍDICO PRIVADO E DESCENTRALIZADO.
NOVOS ARRANJOS DE CAPITAL, NOVAS INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS, NOVOS FORMATOS DE NEGÓCIOS.
O ANARCOCAPITALISMO É INEVITÁVEL.
QUER OS CÉTICOS ACEITEM OU NÃO.

Nenhum comentário: