quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A miséria brasileira

FT destaca a “miséria brasileira”

Jornal britânico critica crescimento do Brasil sem preocupação com o aumento da inflação

A situação da economia brasileira tem despertado interesse de analistas internacionais nas últimas semanas. O baixo crescimento no ano passado - menos de 1% - reduziu a força para o país alcançar um Produto Interno Bruto (PIB) maior em 2013. O que chama atenção, porém, é a falta de preocupação do governo em controlar a inflação, esquecendo da literatura econômica que indica problemas na combinação entre crescimento e inflação em alta.
Em “Miséria brasileira”, o Financial Times descreve que o Brasil tem um lado sombrio que vai chegar em um limite. Após a divulgação do boletim Focus do Banco Central nessa segunda-feira, o jornal britânico mostra como as previsões estão se deteriorando semanalmente. A expectativa era de um crescimento de 4 % do PIB para 2013 em novembro do ano passado. Semana após semana, o consenso foi caindo até chegar em 3,2%, como foi divulgado esta semana.
Mas, o que parece inexplicável, é o descaso com a inflação. Com base no relatório do banco japonês Nomura, o FT destaca que a inflação segue pressionada ao longo de 2013. Pela previsão dos analistas do Nomura, a inflação será de 6% - acima do centro da meta de 4,5% perseguida pelo BC e maior que a inflação de 5,84% de 2012.
A conclusão do FT é que não importa o tamanho do PIB. Se a inflação não estiver sob controle, a percepção será que não houve crescimento algum. Ou seja, um ano perdido.
Mais

 

Nenhum comentário: