sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Contabilidade criativa

‘The Economist’ critica ‘contabilidade criativa’ do Brasil

Para a revista britânica, mudar a meta de superávit primário seria uma alternativa melhor que os artifícios usados pela equipe econômica

Fernando Nakagawa, correspondente da Agência Estado
LONDRES - A admiração da opinião pública internacional pela economia brasileira parece cada vez menor. Na edição que chega nesta quinta-feira às bancas na Europa, a revista The Economist lança mais uma série de duras críticas ao governo de Dilma Rousseff. Ao questionar os recentes artifícios usados pela equipe econômica nas contas públicas, a revista diz que "a mudança na meta (de superávit primário) seria uma alternativa melhor do que recorrer à contabilidade criativa".
Com o título Números errados, a reportagem da revista diz que os dados econômicos "decepcionantes" não param de ser divulgados no Brasil. Depois do fraco Produto Interno Bruto (PIB) apresentado em novembro, o governo de Dilma Rousseff agora "admite que só atingiu a meta de superávit primário" após "omitir algumas despesas em infraestrutura", "antecipar dividendos de estatais" e "atacar o fundo soberano".
Mais

 

Nenhum comentário: