terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O atual estado da economia brasileira



O grande ciclo do endividamento no Brasil ainda não acabou. O atual governo vai fazer todo o possível para reanimar a economia de novo. Mais gastos públicos, mais baixas taxas de juros e intervenções no mercado de câmbio para fazer a moeda brasileira barata são as principais ferramentas dessa política. Porem, como a economia brasileira ainda está abaixo da plena capacidade, as medidas para estimular podiam impulsar mais uma vez a  produção, com inflação ainda não completamente fora do controle.
No entanto, é apenas uma questão de tempo até que tais políticas como praticadas atualmente vão aumentar a inflação de preços junto com um enfraquecimento do crescimento econômico. Não é só uma boa notícia que a economia brasileira vai ficar melhor nos meses que vem com um uma taxa de crescimento maior e inflação ainda mais ou menos moderada. Devido à maneira como a expansão foi provocada, as coisas vão se tornar mal depois, quando as políticas que agora estimulam a produção levarão novamente a uma estagnação mas esta vez com uma inflação mais forte no futuro.
A fim de alcançar um crescimento económico sustentável, os governantes da política econômica brasileira precisam abandonar sua preferência para as politicas de curto prazo. É hora de uma mudança radical na gestão do setor público do Brasil. A fim de trazer de volta economia brasileira no caminho certo para o longo prazo, a política econômica deve superar políticas de estímulo que só trazem algum alívio ilusório no curto prazo. É tempo de ir adiante com as reformas fundamentais.
O que precisa ser feito é óbvio para qualquer estudante sério da economia brasileira: É tempo para o Brasil de melhorar sua infraestrutura e seu sistema da educação. É tempo de desregular as leis trabalhistas e de desburocratizar o serviço público.  É tempo de acabar com os horrendos privilégios e absurdas estruturas salariais do setor público. É tempo de preparar o sistema de pensões para as condições do futuro quando o Brasil também está confrontado com um envelhecimento da sua população.
Nada disso esta em preparação. O atual governo atua como este homem que tem uma casa com um grande buraco no teto. Quando tem sol ele decide que não precisa consertar o buraco porque faz bom tempo e quando tem chuva ele nota que agora não pode consertar o buraco porque faz mal tempo. 
Antony P. Mueller

Nenhum comentário: