terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Política macroprudential

FMI elogia políticas monetária e macroprudencial do país no pós-crise

Por Sergio Lamucci | Valor
WASHINGTON - A combinação da política monetária com as medidas macroprudenciais adotadas pelo Brasil no pós-crise mostrou-se apropriada para atingir dois objetivos — a estabilidade de preços e a estabilidade financeira — com o uso dos dois instrumentos, diz relatório do Fundo Monetário Internacional divulgado hoje.
Segundo o documento, o Brasil tem usado ativamente tanto a política monetária quanto medidas macroprudenciais e a experiência do país no período que se seguiu à turbulência na economia global, agravada pela quebra do Lehman Brothers, em setembro de 2008, “ilustra bem a relação complementar entre as duas políticas”. Para o FMI, a política monetária teve como foco assegurar a estabilidade de preços, enquanto os instrumentos macroprudenciais foram utilizados para conter a potencial formação de riscos sistêmicos decorrentes do rápido crescimento do crédito.


© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/brasil/2994944/fmi-elogia-politicas-monetaria-e-macroprudencial-do-pais-no-pos-crise#ixzz2K4LXn2jX

Nenhum comentário: