quarta-feira, 16 de abril de 2014

Dinâmica Macroeconômica - Ementa


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
 
PLANO DE ENSINO
 
 

IDENTIFICAÇÃO

Disciplina
Dinâmica Macroeconômica
Código
303264
 
 
Carga horária
60
PEL
 
Créditos
4

Professor

ANTONY PETER MUELLER
Semestre
2014/1

Horário

TER 21-23 SEX 21-23

EMENTA

As teorias de Keynes, Kalecki e Schumpeter e as suas diversas escolas e de outras economistas na perspectiva da dinâmica macroeconômica. Teoria pós-keynesiana. Contexto histórico das teorias. Aplicações empíricas. Análise comparativa entre modelagem de equilíbrio e modelos dinâmicos. Novas abordagens da teoria dinâmica macroeconômica. Análises comparativas. Aplicações da atualidade econômica Brasil e o mundo.

OBJETIVOS

1. GERAL
Capacitar o estudante de entender a abordagem dinâmica macroeconômica. Aprender comparar as diversas teorias e as suas aplicações.
2. ESPECÍFICOS
Familiar o estudante com as teorias de Keynes, Kalecki, Schumpeter e dos representantes da teoria pós-keynesiana.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 
1.        Teoria de equilíbrio versus análise dinâmica
2.        Keynes e a lei de Say
3.        Principio da demanda efetiva
4.        Aspectos dinâmicos do modelo macroeconômico da Teoria Géral
5.        Keynes e o Keynesianismo
6.        Expectativas, incertezas, contingência – Problemas da micro-fundação da macroeconomia
7.        Kalecki – Contextualização da sua obra
8.        Diferenças e semelhanças entre Keynes e Kalecki
9.        O modelo básico de Kalecki
10.     O ciclo de negócios na macroeconomia kaleckiana
11.     Pontos problemáticos do modelo kaleckiano
12.     Schumpeter – contextualização de sua obra
13.     Inovação como “destruição criativa”
14.     O papel empresarial no desenvolvimento econômico
15.                       15. Conhecimento disperso e o problema de incerteza e contingência
16.     Novas abordagens
17.     Discussão final
 
METODOLOGIA
Estudos dirigidos em sala de aula
-              Apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexão
-              Exercícios analíticos
-              Leituras reflexivas
-              Analise de exemplos
-              Discussão de temas de atualidade
-           Produção de podcasts e vídeo clips
RECURSOS DIDÁTICOS
- Apresentações
- Trabalhos com os modelos
- Discussões dirigidas
- Apostilas
- Data shows
- Uso de novas mídias
FORMA DE AVALIAÇÃO
Três provas, uma prova de recuperação com todo o conteúdo no final de semestre _______________________________________________________________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.       REFERÊNCIAS BÁSICAS:
Keynes, John Maynard: A teoria geral de emprego, de juro e da moeda http://http//www.scribd.com/doc/6965708/Teoria-geral-do-emprego-do-juro-e-da-moeda-KEYNES
Blanchard, Olivier: Macroeconomia, São Paulo: Pearson Prentice Hall 2007
Artigos Selecionados de Sandroni, Paulo: Novíssimo Dicionário de Economia, Editora Best Seller
 
2.       REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:
PARTE I
Keynes, os clássicos e a criação da teoria macroeconômica moderna
Artigos “Keynes”, “Keynesianismo”, “Lei de Say”, “Demanda efetiva”, “Macroeconomia”, “Macromodelo”, “Escola Clássica”, e outros relevantes em: Sandroni, Novíssimo Dicionário de Economia
Citações das obras de Keynes: http://pt.wikiquote.org/wiki/John_Maynard_Keynes
Keynes, Minsky e a política econômica da atualidade: Minsky and Economic Policy. “Keynesianism” all over again http://www.levy.org/pubs/wp_547.pdf
 
PARTE II
Michal Kalecki, o princípio da demanda efetiva, investimento e dinâmica
Coelho, Daniel Simões: Os determinantes do investimento. Keynes e Kalecki http://www.ie.ufrj.br/revista/pdfs/demanda_efetiva_investimento_e_dinamica_a_atualidade_de_kalecki.pdf
Recursos adicionais sobre a discussão de Kalecki no Brasil:
PARTE III
Schumpeter, desenvolvimento econômico, empreendedorismo e aprendizagem
J.A. Schumpeter, Capitalismo, Socialismo e Democracia
Mises, Ludwig v.: As Seis Lições (sobre política econômica) http://www.4shared.com/file/60400858/71bbe42b/Ludwig_von_Mises_-_As_Seis_Lies__Livro_.html?s=1
Tecnologia e aprendizagem:
Cortright, Joseph: New Growth Theory. Technology and Learning. A Practicioner’s Guide (US Economic Development Administration) –
 

Mais Recursos:




Nenhum comentário: