sexta-feira, 25 de abril de 2014

Inflação venezuelana

América Latina

Inflação dispara na Venezuela e atinge quase 60% ao ano

Fortemente influenciado pela administração chavista, Banco Central do país culpou os protestos pela alta dos preços dos bens de consumo

    A inflação oficial venezuelana atingiu 4,1% em março, informa nesta quinta-feira o Banco Central da Venezuela (BCV). Com o resultado, o índice acumula alta de 59% em um ano. Subordinado ao presidente Nicolás Maduro, o BCV culpa os protestos contra o governo  pela alta dos preços e endossa o termo guerra econômica para justificar uma política que agoniza com a inépcia das pessoas que comandam o país. O relatório do BCV inverte a lógica dos fatos, pois a escalada da inflação foi justamente um dos motivos que influenciaram os protestos. O relatório é tão parcial que inclusive omite o alarmante índice acumulado nos últimos 12 meses, que teve de ser calculado por economistas independentes que usaram como base os índices mensais divulgados pelo BCV.
"Observamos uma alta do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 4,1% em março, com séria tendência a continuar impactando os resultados de abril", revelou o BCV em sua página na internet. Segundo o BCV, a inflação foi puxada pelos preços de "alimentos e bebidas, que variaram 6,1%" em março, contra 1,7% em fevereiro." O relatório atribui a alta dos preços aos protestos e piquetes contra o governo que sacodem a Venezuela há mais de dois meses, o que teria afetado a produtividade e a distribuição dos produtos pelo território nacional. De acordo com o BCV, os protestos constituem "uma nova onda concreta de guerra econômica" contra o governo do presidente Nicolás Maduro.
Mais

Nenhum comentário: