quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Estagflação - de volta no Brasil?

De Volta à Estagflação?

Escrito por Armando Castelar.
O Brasil está vivendo um processo de estagflação? Essa pergunta me foi colocada algumas vezes no último par de meses, não sem causar preocupação. Como também preocupa que as autoridades econômicas tenham de vir a público negar que isso esteja ocorrendo ou ter de aproveitar todas as oportunidades para afirmar que “a inflação está sob controle”, o que por si só já mostra que as pessoas não parecem muito convencidas disso.
Têm razão as pessoas que enxergam na situação atual um quadro de estagflação? Bem, não, mas também sim.
Se comparado ao período entre a crise da dívida externa, no início dos anos 1980, e o Plano Real, a resposta é claramente não. De 1981 a 1993, o PIB per capita caiu em média 0,1% ao ano, enquanto a inflação média anual ficou em 469%. Já em 2012-15, tomando como base as projeções medianas de mercado, o PIB per capita terá aumentado 0,5% ao ano e a inflação média terá ficado em 6,1%.
Por outro lado, também se pode argumentar que a economia brasileira está mergulhando em um quadro de estagflação.
Esse termo, uma contração de estagnação com inflação, surgiu nos anos 1970, quando vários países desenvolvidos passaram a conviver com baixo crescimento e inflação elevada. Essa era uma combinação nova, até certo ponto uma impossibilidade, de acordo com a teoria econômica de então.
A estagflação dos anos 1970 surgiu de dois fenômenos distintos.

Nenhum comentário: