quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Banco central americano adota meta de inflação explícita

Em decisão histórica, Fed adota meta de inflação
Por Jonathan Spicer
Em decisão histórica, Fed adota meta de inflação

25 Jan (Reuters) - O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, tomou uma decisão histórica nesta quarta-feira ao adotar uma meta de inflação de 2 por cento.
A ação é uma vitória do presidente da instituição, Ben Bernanke. Com isso, o Fed passa a ter uma política alinhada com a de outros importantes bancos centrais no mundo.
Em seu primeiro comunicado "metas e estratégias de política de longo prazo", o Fed informou que não seria apropriado estabelecer uma meta fixa de geração de emprego porque o mercado de trabalho não é determinado por fatores monetários.
Segundo o banco central norte-americano, a meta de inflação de2 por cento é a mais consistente com o seu mandato. Além disso, informou que a meta ajudará a manter as expectativas de preço no longo prazo "firmemente ancoradas".
A meta de inflação está no topo do que tradicionalmente é visto como uma meta informal de aproximadamente 1,7 por cento a 2 por cento e encerra a cruzada de Bernanke para melhorar a comunicação do Fed, que por muitos anos realizou deliberações de forma propositadamente vazia e sigilosa.
Mais

Nenhum comentário: