segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Economia brasileir precisa diversificar

Economista Edmar Bacha alerta para necessidade de diversificar a economia

São Paulo, 8 jan (EFE).- O economista Edmar Bacha, um dos pais do Plano Real, alertou para o risco da dependência das matérias-primas e defendeu uma maior diversificação da economia.

"Acho que o perigo é que não saibamos administrar a riqueza dos recursos naturais que já temos. Uma riqueza que será maior no futuro com a exploração do petróleo na camada pré-sal", disse Bacha em entrevista concedida ao jornal "O Estado de S. Paulo".

Para o economista, um dos formuladores do Plano Cruzado, no governo de José Sarney, é necessário tomar medidas para não cair na "maldição dos recursos naturais" que, em sua opinião, afetou países como a Venezuela e Argentina; quando a descoberta de matérias-primas gera uma riqueza súbita "que não é fruto de um trabalho prévio, da acumulação de capital nem da melhora dos recursos humanos".

Na opinião do analista, a solução está em "usar esta grande oportunidade das matérias-primas em alta para aumentar a taxa de poupança e investir não só em infraestrutura, mas também na diversificação da economia e na melhoria da educação".
Mais

Nenhum comentário: