domingo, 29 de janeiro de 2012

Crise financeira do futebol europeu

O futebol europeu agoniza na surdina
Por Fernando Vives | De Olho na Copa
Nesta semana, a Uefa, entidade que controla o futebol europeu, divulgou um relatório sobre a saúde financeira dos clubes do continente. E a situação é periclitante.
O relatório devassou as contas de praticamente todas as ligas nacionais europeias e seus principais clubes no ano de 2010.
A conclusão: embora as receitas das agremiações tenham aumentado em 6,6%, o déficit deles aumentou em 36% em relação a 2009, chegando a 1,6 bilhão de euros (mais de 3,5 bilhões de reais).
Mais que isso: de todas as ligas, apenas duas fecharam no azul naquele ano: a Ligue 1, da França, e a Bundesliga, da Alemanha.
Entre os gigantes do continente (aqueles que movimentam anualmente mais de 50 milhões de euros), 75% tiveram prejuizo em 2010. O relatório aponta também que 29% dos clubes da Europa reportaram grandes perdas, na média de 12 euros perdidos para cada 10 euros investido. 65% dos clubes da Europa que disputaram a edição da Liga dos Campeões, principal competição de clubes do planeta, anunciaram prejuizos.
Mais

Nenhum comentário: