segunda-feira, 25 de março de 2013

Crescimento econômico

'Minha bola de cristal pode ter tido alguns defeitos', diz Mantega

Do UOL, em Sâo Paulo
  • Alan Marques/Folhapress
Após ser criticado durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (21) que nem todas as previsões feitas pela equipe econômica do governo dão certo.
"Minha bola de cristal pode ter tido alguns defeitos passageiros, mas ela costuma funcionar", afirmou.
A culpa pelos erros nas previsões é da crise econômica, segundo Mantega. "Quando dá uma crise, os mercados se tornam muito instáveis e ninguém consegue fazer projeções adequadas e corretas da economia", declarou.
O ministro brasileiro chegou a ser duramente criticado no ano passado pela revista britânica 'The Economist', que chegou a sugerir sua demissão. Em editorial, a revista afirmou que "as projeções superotimistas minaram a confiança dos investidores".
Na época, a presidente Dilma Rousseff saiu em defesa de Mantega, ao afirmar que "de maneira nenhuma" consideraria a sugestão de demiti-lo. "Nunca vi nenhum jornal propor queda de um ministro", afirmou Dilma.
A economia brasileira cresceu 0,9% em 2012, o pior desempenho anual da economia desde 2009. No início do ano passado, a previsão de Mantega para o PIB era de 4%.

Nenhum comentário: