terça-feira, 26 de março de 2013

Sair da pobreza



Os brasileiros querem que os pobres saiam da pobreza e que o Brasil se torna em um país próspero. Na verdade, tem poucos países no mundo onde esta meta estaria tão fácil de obter como para o Brasil.
Enquanto, a saída da pobreza não se faz com esmola, mas com crescimento econômico. O que atrapalha o crescimento econômico do Brasil são problemas bem conhecido como lembrou recentemente Adolfo Sachsida
Entre as mais graves contam:
- a alta carga tributária e sua péssima estrutura que provoca enormes custos para a economia não somente em termos da taxa dos impostos, mas também em forma de custos do seu levantamento. 
- as leis trabalhistas quais custos não só existem nos custos direitos para as empresas, mas sim também incluem o monstruoso aparelho judicial nesta área. 
- o intervencionismo discricionário que provoca incerteza sobre as regras. Todos os “poderes” do setor público - a executiva, a legislativa e o judiciário - atuam em completo desrespeito dos fundamentos de uma sociedade próspera e livre, seja em relação do direito de propriedade ou da esfera privada ou do senso comum. 
- o tamanho do estado brasileiro que não só atua como um Leviatã absoluto, mas se mostra no mesmo tempo incapaz de forneces os “bens públicos” como segurança – não falar de se mostrar absolutamente incompetente nas áreas de sua usurpação como a infraestrutura, a educação a educação e a saúde.

Nenhum comentário: