sábado, 23 de março de 2013

Problemas de longo prazo para a economia brasileira

Qual o maior problema de LONGO PRAZO do Brasil?
por
Adolfo Sachsida

Nova enquete no canto superior direito da página: Qual o maior problema de longo prazo da economia brasileira?

Qual você considera o maior problema de longo prazo do Brasil?

1) Carga Tributária: inclui-se aqui não somente a elevada carga tributária brasileira, mas também a péssima estrutura tributária do país. Misture isso com nossas confusas, e aparentemente infindáveis, leis tributárias. Some-se a isso o caos federativo envolvido na divisão tributária entre União, Estados e Municípios.

2) Leis Trabalhistas: inclui-se aqui não somente o conjunto gigantesco de leis trabalhistas, mas toda a estrutura judiciária necessária para tornar isso possível, tais como os tribunais e juizes dedicados apenas a isso.

3) Instabilidade das regras: inclui-se aqui o total desrespeito as regras estabelecidas. Entre elas podemos citar a falta de respeito a contratos, a constante violação do direito de propriedade, as recorrentes intervenções estatais no setor privado (seja aprovando novas leis, seja escolhendo setores para receberem subsídio público), a promulgação diária de novas leis que interferem na esfera privada do cidadão comum, entre outros atos.

4) Tamanho do Estado: inclui-se aqui a gigantesca estrutura e tamanho do Estado brasileiro, seja sendo ineficiente em combater o crime, seja sendo medíocre em providenciar educação e saúde. Enfim, não só o tamanho do Estado mas sua aparente infinita habilidade de ser ineficiente em praticamente todos os serviços que estão sob sua responsabilidade. Também incluí-se aqui o enfraquecimento (e desmoralização) das instituições.

Desnecessário dizer que uma série de outros problemas gigantescos ficaram de fora dessa lista: previdência, envelhecimento da população (problema demográfico), segurança (50 mil homicidios por ano), falta de abertura econômica, etc. Por aí pode-se ter uma idéia do que o futuro nos reserva.
Mais

Nenhum comentário: