segunda-feira, 17 de junho de 2013

Brasil em rebelião

Protestar, sim! Mas pela(s) causa(s) certa(s), por favor…


Motivos para protestar não faltam no Brasil. Mas é em situações como a que vivemos hoje no país que devemos evitar de sermos ou deixarmos que nossos amigos sejam ou ajam como idiotas úteis, sendo cúmplices de movimentos com bandeiras que, na prática, só piorarão o atual cenário (como denota esse artigo assinado por “líderes” do movimento em SP).
Não podemos aceitar calados os abusos praticados pelos nossos governantes (e estes não são poucos e nem custam barato!). Mas achar que tais abusos, bem como a corrupção e a incompetência estatal, serão resolvidos aumentando-se a dose da sua própria causa (justamente o tamanho paquidérmico do Estado brasileiro) é uma estratégia ingênua. Ou simplesmente mal-intencionada.
Aumentar os subsídios a empresas (públicas e privadas) responsáveis pelo transporte coletivo urbano só irá fomentar o aumento da burocracia e da ineficiência no setor. Defender uma bandeira como “passe-livre universal” é de uma tolice e uma irresponsabilidade que ultrapassam minha compreensão.
É necessária a liberalização do mercado de transporte coletivo em todo o Brasil urgentemente. A concorrência entre empresas pelos passageiros levará a uma necessária melhora no atendimento das necessidades de seus clientes. Quem não prestar um serviço adequado, perderá dinheiro. É o que acontece em todos os setores da economia em que há um mínimo de liberdade.
Mais

Nenhum comentário: